Ads 468x60px

Galeria


Logotipo Universidade do Vale do Rio dos Sinos
       ___________________________________________________________________________


























_________________________________________________________________________________

Por: Lilian Raquel

Experiência de intercâmbio

          Tudo começou com a etapa de seleção, não consigo explicar ao certo o que ocorre no nosso estômago durante esse período, não são apenas borboletas é um pouco pior. E para nos deixar um pouco (tipo 10 vezes) mais tensas, o resultado da seleção demorou a sair, mas saiu, a partir daí foi uma chuva de diferentes sensações. 



          Depois disso, a ansiedade, a curiosidade, a culpa (por não ter estudado mais o espanhol), o medo, o nervosismo, o desejo, os planos, a busca por informações deste lugar que seria nosso novo lugar no mundo.

          Fazer o visto, inscrever-se na CAPES, arrumar as malas (a parte mais difícil para toda mulher, eu acho. Pois o nosso armário, infelizmente, mas INFELIZMENTE mesmo, não cabe dentro da nossa mala, às vezes, nem nas nossas três malas mais mochila, não é Jéssica? kkkk).


Malas prontas, despedida da família e o momento de tornar-se independente. (As sensações do primeiro vôo, incrível - Jéssica e Diane coladas na janela tirando fotos durante a decolagem, Virgínia Maria querendo vomitar e Lilian achando que ia morrer antes mesmo de chegar em Mendoza).  


            Chegada em Mendoza: Conhecemos a professora Lisabe, a nossa casa, o nosso quarto, o nosso novo lar. Jéssica feliz, Lilian excitada, Diane com borboletas no estômago, Virgínia morrendo (- Lilian, eu quero chorar. - Então chora, eu estou aqui. - Mas eu não consigo! – hahaha – desculpa Virgínia, mas eu não vou esquecer-me do teu drama Sra. Reina).



        Tivemos a oportunidade de prestigiar a maior festa de Mendoza: La Vendimia (Festa Nacional e popular originada em Mendoza. Comemora-se a colheita da uva e transformação em vinho através do esforço dos vinhateiros).



         A Virgínia até faturou um beijo do Alejandro Sanz, eis o beijo na sua mão.


           Conhecemos a UNCuyo, os professores, escolhemos as disciplinas e estudamos muito. A UNCuyo é uma excelente faculdade, um grau incrível de ensino, todos ali nos ajudaram muito, a coordenadora Lisabe, os professores, o nosso tutor José Luis, etc...




                                (“Quem acredita sempre alcança”)

        ...mas ainda assim tivemos tempo para muitas coisas, inclusive para matar a professora Sivia (de rir ou do coração, que sé yo): 


          O mais incrível é conhecer aqueles lugares que você pesquisou no Google pessoalmente, é uma sensação descrita mais ou menos assim: UAL!


Puente Del Inca  



Nieve!!!


Plazas


Portones de entrada del Parque General San Martin 


Potrerillos


Las Termas Cacheuta 



Entre outros...

           Além dos passeios, da faculdade, dos estudos, também fizemos um estágio em uma escola de aplicação docente. Foi uma experiência incrível! Os alunos encantados por terem uma professora brasileira e as professoras encantadas por terem alunos hispanos.
           Foram muitas as vivencias, muitos ensinamentos, crescimentos, mudança de visão de mundo, muitos novos amigos que se tornaram nossa família. O que eu descrevi acima foi uma pequeníssima parte de tudo o que vivemos, e quem antes não queria ficar, agora não quer voltar, não é mesmo Virgínia Maria? Quem dera todos os estudantes de língua pudessem ter esse contato com a língua e cultura estrangeira que estuda.



    Por fim, sentiremos falta deste amanhecer antes de ir para a faculdade todos os dias:

¡GRACIAS UNCUYO! ¡GRACIAS UNISINOS! ¡GRACIAS CAPES! ¡GRACIAS DAD!


_________________________________________________________________________________







A PARTIDA

Chegou o tão esperado dia 01.08: o dia da nossa viagem para a cidade de Mendoza, Argentina. Realmente, deixar nossa família e amigos mesmo que seja por um período relativamente curto não foi fácil. Mas, eles sabem o quanto essa experiência é importante para o nosso aprendizado. Nosso voo saiu de Porto Alegre às 14:00 horas. Um voo tranquilo, fazendo conexão em Buenos Aires. Agradecemos a todos que nos apoiaram nessa missão de muito conhecimento, participando do projeto de formação de professores. Fiquem atentos, logo terão mais notícias de Mendoza. Abrazos, y  ¡hasta luego!

__________________________________________________________________


A CHEGADA

Depois de 2 horas de atraso em Buenos Aires, chegamos à Mendoza por volta das 21:00 horas. Um voo de 1 hora e 40 minutos, tranquilo e confortável. Foi uma alegria ser recebido pela professora, Dra. Gladys Lizabe, coordenadora do projeto na Universidade Nacional de Cuyo. Ela estava com um cartaz de “Bienvenidos”. Ali, já conhecemos a cordialidade do povo mendocino. Depois, Gladys e seu marido nos levaram à casa que alugamos. Fiquem atentos, logo haverá mais notícias da bela Mendoza. Abrazos, y ¡hasta luego!

____________________________________________________________________


DIA DAS CRIANÇAS

     No último dia 05 de agosto, domingo, as famílias comemoraram o dia das crianças na Argentina; mas a data oficial mesmo é 12 de agosto. A cidade de Mendoza estava cheia de famílias passeando com seus filhos. O local escolhido para celebrar a data foi o parque San Martín, muito grande e belo, onde as pessoas vão passar um dia muito agradável. E lá fomos nós, conhecer essa parte tão bonita de Mendoza. Fiquem atentos, logo mais notícias da bela Mendoza. ¡Hasta luego!

________________________________________________________________________





Em UNISINOS

     Chegamos à UNISINOS e as gurias do setor de Relações Internacionais foram muitos boas conosco, nos ajudaram a fazer a matrícula e a inscrição. Estávamos muito contentes, já que as primeiras pessoas que conhecemos foram muito gentis.
________________________________________________________________________



A comida

    A comida é bem diferente da comida argentina: ovo frito com feijão e arroz. Muito gostoso, adorei isso! Experimentamos nossa primeira comida brasileira.
________________________________________________________________________



O primeiro dia de aula

     Arrumamos-nos muito emocionadas com as novas aulas. Tínhamos vontade de assistí-las bem lindas, já que a primeira impressão vale muito. Mas logo depois de nos arrumarmos bem, saímos à universidade, cheias de expectativas com relação ao que iria acontecer.
________________________________________________________________________


      Depois de vencer a luta contra a Burocracia, contra o zíper das malas e contra as lágrimas, finalmente partindo no tão esperado dia 01 de março de 2012.

_________________________________________________________________________


    Curtindo a primeira das "primeiras vezes": viajar de avião.
 ________________________________________________________________________


Vallecitos

        Aproveitando o longo feriado que tivemos na Universidade fomos visitar Vallecitos, Lugar de Luján, em Mendoza. Éramos 9 pessoas com o mesmo objetivo: ver a neve. Nosso grupo estava formado por uma união de culturas: 5 brasileiros, 1 argentino, 2 franceses e 1 norte-americano. Foi uma inesquecível aventura! Uma parte da viagem foi feita de ônibus, depois continuamos a pé. Na nossa caminhada até o refúgio da universidade, que era o nosso destino final, encontramos chuva e muita neve! A região é linda.

       Para quem vem de um país tropical, como é o Brasil, ver a neve foi uma experiência incrível! Nos divertimos muito. Fiquem atentos, logo mais notícias da bela Mendoza. ¡Hasta luego! Abrazos.

________________________________________________________________________


 Fonte de água cor-de-rosa. Para que desejamos vinho?
_________________________________________________________________________


       Valeta. Outras como essa estão por todas as calçadas, compondo um eficaz sistema
 de irrigação herdado dos índios. São a curiosidade e o trauma de qualquer estrangeiro.
________________________________________________________________________


        São assim todas as ruas da cidade, no verão. As árvores são o orgulho dos mendocinos, pois só estão ali graças ao homem.
_________________________________________________________________________



         As gurias mendocinas na FESTA FARROUPILHA de 20 de setembro, em Porto Alegre!!! Nos sentimos em casa...
           _______________________________________________________________


          Haydeé y María na biblioteca da escola Gusmão: nosso primeiro dia de observações, com muitas expectativas que foram superadíssimas!
        _________________________________________________________________


         A pedagoda nos explica o uso e metolodologia do trabalho do sistema POSITIVO (forma de alfabetização).
_____________________________________________________________


         A escola toda nos deu boas-vindas... ficamos encantadas!!!
        ________________________________________________________________



           Convidaram-nos a conhecer as salinhas das turmas pequenas, " já estamos prontas para exercer!"
       _________________________________________________________________

 •    No mês de setembro não nos esquecemos do nosso amado estado e o homenageamos no dia 20!
__________________________________________________________

•    Participamos da "COMIDA FUSIÓN INTERNACIONAL", onde os alunos que estão realizando intercâmbio na Uncuyo mostram um pouco da sua cultura, através de pratos típicos de seu país. Com uma bela apresentação divulgamos os nossos famosos brigadeiros. Na foto estamos com nosso tutor Jose Luiz Chapa.
______________________________________________________________

•    Participamos do ENEL 8 - VIII Encuentro Nacional de Estudiantes de Letras, na faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA). Além de assistirmos às exposições dos estudantes da UBA,  aproveitamos para conhecer a bela capital argentina. Na foto : Ramona Hertwig (Alemanha), Andrea Fernandez (Argentina), Julien e Jéssica, em Puerto Madero.
_____________________________________________________________ 


Campanha contra o bullying no D.A.D.
______________________________________________________________ 

Um comentário:

  1. Que legal, pessoal, vou acompanhar vocês, as histórias, as aventuras. Certamente serão muitas.

    ResponderExcluir